segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Eisenbahn – Blumenau / SC


Eisenbahn – Blumenau / SC

Como todo bom cervejólogo sabe, outubro é o mês da oktoberfest: a festa da cerveja. A segunda oktoberfest mais animada do mundo, que só perde em tamanho e consumo de cerveja para a comemorada na cidade em que surgiu a festa (Munique, na Alemanha), acontece, todos os anos, na bela cidade de Blumenau, em Santa Catarina. É isso mesmo: o Brasil tem a segunda maior oktoberfest do mundo!

Fonte: Google Maps

Não dá para um sujeito dizer que gosta e conhece cerveja artesanal brasileira, se não tiver ido, pelo menos uma vez, para Blumenau. A cidade vive a cultura cervejeira e a tradição alemã os 365 dias do ano. Tudo gira em torno da bebida e da oktoberfest e é possível respirar e principalmente beber essa atmosfera a qualquer momento.

Fonte: A Rota Cerveja
Tanto é assim que a cidade e o seu entorno conta com várias microcervejarias, rede hoteleira para todos os bolsos e muitos bares das próprias cervejarias, além da charmosa Vila Germânica, local em que ocorre a oktoberfest e que pode e deve ser visitado o ano todo, já que nela todas as lojas vendem souvenirs do mundo cervejeiro: garrafas, camisetas, canecas, taças, adesivos, etc. Por isso, vá preparado para gastar!
Sem medo de cometer injustiças, a microcervejaria mais conhecida e a maior entre as várias existentes na região é a Cervejaria Eisenbahn <http://www.eisenbahn.com.br/>, fundada em 2002.

Fonte: A Rota Cerveja
Eisenbahn é uma palavra alemã que significa ferrovia. O nome da cervejaria faz menção à sua localização na cidade de Blumenau, pois a fábrica localiza-se ao lado de uma antiga estação de trem, num ponto afastado do centro da cidade. O bar da fábrica é um primor em decoração e nele é possível tomar e comprar todos os quinze rótulos produzidos pela cervejaria e seus respectivos copos.  O cardápio é variado e harmonizado e o visitante pode degustar variadas opções de chope. A visita é monitorada e deve ser agendada com antecedência. É preciso se organizar com antecedência porque a procura é grande! Tudo é absolutamente imperdível e, por esta razão, os amantes da boa cerveja acabam deixando uma pequena fortuna no local em troca dos produtos exclusivos da marca. Mas tudo vale a pena!




Fonte: A Rota Cerveja
Nunca é demais lembrar que a Eisenbahn é a microcervejaria brasileira mais conhecida e premiada no exterior. Alguns de seus rótulos venceram, mais de uma vez, medalhas no World Beer Cup e no European Beer Star  . Além disso, em alguns livros estrangeiros sobre cerveja, ela figura como a única cervejaria brasileira citada.
Para finalizar, a relação que se deve fazer é mais ou menos esta: falou em cerveja, falou em oktoberfest; falou em oktoberfest, falou em Blumenau e falou em Blumenau, com certeza, falou em Eisenbahn. Que tal um gole?

Fonte: A Rota Cerveja
IMPERDÍVEL!  A Eisenbahn Lust é simplesmente a primeira cerveja brasileira, e a terceira do mundo, a ser feita pelo método champenoise. No dia de nossa visita, pudemos degustá-la com um preço super especial, exclusivo para os cervejólogos dispostos ao sacrifício de tomá-la no bar da cervejaria.  Trata-se de uma espumante, sofisticada e única cerveja tipo ale.
Fonte: A Rota Cerveja














AS NOSSAS PREFERIDAS! A Eisenbahn Strong Golden Ale é forte, encorpada e de alto teor alcoólico. Seu sabor extraordinário já lhe rendeu dois prêmios internacionais. Trata-se do rótulo mais conhecido e vendido da Eisenbahn. Seu sabor ao mesmo tempo forte e suave agrada homens e mulheres. A junção única de dois consagrados tipos de cerveja, weizen e bock, deu origem a quatro vezes premiada Eisenbahn Weizenbock.  Com baixo amargor e característica não filtrada, possui aroma frutado e de especiarias. Simplesmente maravilhosa!

Fonte:  A Rota Cerveja

2 comentários:

  1. Querido Geógrafo Cervejeiro: seus comentários me deixaram com uma vontade doida de voltar a Blumenau! E tomar muitas Eisenbahn!

    ResponderExcluir
  2. Essa é justamente a ideia: ficar com vontade de pegar a estrada e tomar uma boa cerveja!!!

    ResponderExcluir